Educação
Greve é parcial nas escolas estaduais de Pelotas
Às 15h está programado um ato no Banrisul da rua Marechal Floriano, no Calçadão
Paulo Rossi -
A adesão é parcial no primeiro dia de greve na rede estadual de ensino, em Pelotas. A grande maioria das salas de aula, entretanto, permaneceu vazia na manhã desta quarta-feira (2). O momento é de articulação do Cpers-Sindicato, que busca sensibilizar mais professores e funcionários a interromperem as atividades em protesto por novo parcelamento dos salários. A 5ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) faz balanço junto às 130 escolas espalhadas em 18 municípios. Ainda não é possível afirmar a extensão da greve.
Levantamento realizado pelo Cpers aponta à adesão de 80% da categoria; resultado considerado positivo - afirma o diretor do 24º Núcleo, Mauro Amaral. O Diário Popular circulou por cinco instituições e apenas no Colégio Cassiano do Nascimento nenhuma turma funcionou nesta manhã.
Mobilização
Um ato público está agendado para as 15h desta quarta junto ao Banrisul da rua Marechal Floriano, no Calçadão. Até o final da manhã estava confirmada a manifestação. A expectativa é de que a chuva dê uma trégua e permita a realização do manifesto.
Confira como está a greve:
►Assis Brasil: Alunos das Séries Iniciais e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) devem ter aulas. O restante dos cerca de dois mil estudantes devem permanecer sem atividades, ao menos, até sexta-feira, quando ocorre nova assembleia geral em Porto Alegre, para definir os rumos da greve. "A gente é profissional e queremos ser respeitados. O sentimento é de luto", afirma a diretora Magna Lameiro, em tom de desabafo.
► Cassiano do Nascimento: Nenhuma turma teve aula nesta manhã. À tarde, haverá atividades aos estudantes das Séries Iniciais até as 16h. À noite, haverá aula normal aos estudantes do Pós-Médio.
► Dom João Braga: Apenas quatro professores compareceram. Por volta das 10h, os poucos alunos do Ensino Médio que foram à escola já haviam sido liberados.
► Félix da Cunha: A estimativa é de que em torno de 70% dos professores tenham aderido à greve. Pela manhã e também à tarde, a expectativa é de que a paralisação seja parcial. À noite, não haverá aulas.
► Nossa Senhora de Lourdes: Os professores não interromperam as atividades. O número reduzido de alunos, entretanto, forçou o agrupamento de turmas e apenas três das seis salas foram utilizadas. Por volta das 10h30min, não havia mais estudantes na instituição.
-126048
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário